Cuidados Críticos para o Profissional Não-Intensivista
À medida que a pandemia do COVID-19 se espalha, espera-se que o número de pacientes gravemente enfermos aumente em hospitais em todo o mundo. Isso pode resultar na necessidade de que profissionais que não trabalham habitualmente nas UTI dêem assistência a pacientes gravemente enfermos. Os recursos de Cuidados Críticos da SCCM para o Profissional Não Intensivista fornecem educação on-line aos profissionais de saúde que podem se beneficiar do treinamento em cuidados intensivos. Esteja preparado com este recurso gratuito.
A tradução deste conteúdo para o português está sendo realizado pelos instrutores dos cursos FCCS da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI- Brasil), como parte da parceria desta Sociedade com a SCCM para divulgação de conhecimentos em Terapia Intensiva.
Se estiver com problemas para reproduzir módulos em um dispositivo móvel, faça o download do Articulate Mobile App disponível no iTunes ou no Google Play. Ou use um navegador da Web para computadores.
Reconhecimento e Avaliação
Avalie os sinais e sintomas precoces de doenças críticas e realize a avaliação inicial e o tratamento precoce de pacientes críticos.
Revise as diferenças anatômicas e fisiológicas entre pacientes pediátricos e adultos. Entenda como reconhecer a insuficiência respiratória e a sepse e como aplicar o Pediatric Early Warning Score (PEWS) para detectar precocemente a deterioração clínica. Discuta o papel dos testes complementares na avaliação cardiopulmonar de uma criança.
Manejo de Vias Aéreas e Oxigenação
Discuta os principais pontos de ventilação mecânica e uso de medicamentos que os enfermeiros que não pertencem à UTI precisarão conhecer ao cuidar de pacientes gravemente enfermos.
Reconheça sinais de uma via aérea ameaçada e aprenda técnicas para estabelecer uma via aérea e iniciar a ventilação manual. Descreva a preparação da intubação endotraqueal e o uso adequado dos adjuvantes das vias aéreas.
Descreva uma avaliação inicial das vias aéreas, diagnóstico diferencial e tratamento inicial da insuficiência respiratória. Identifique uma via aérea difícil. Aprenda sobre ventilação não invasiva, intubação endotraqueal, dispositivos acessórios das vias aéreas e vias aéreas cirúrgicas.
Identifique formas de insuficiência respiratória aguda, juntamente com sua fisiopatologia e manifestações. Revise as estratégias de suplementação de oxigênio.
Discuta indicações e técnicas para ventilação não invasiva com pressão positiva. Entenda os modos, configurações e monitoramento de ventilação mecânica.
Descreva interações entre parâmetros ventilatórios e formas de modificar os efeitos nocivos da ventilação mecânica. Revise as diretrizes para a configuração inicial do ventilador em situações clínicas específicas.
Discuta como o posicionamento em prona pode ser usado para melhorar a oxigenação em pacientes críticos que necessitam de ventilação mecânica para o tratamento da insuficiência respiratória hipoxêmica. Também estão disponíveis instruções passo a passo para o posicionamento de bruços em pacientes intubados e não intubados.
- Procedimento de Posicionamento em Prona: Paciente Alerta e Não Intubado
- Procedimento de Posicionamento em Prona: Paciente Intubado
Identifique categorias principais de choque, princípios de manejo e metas de ressuscitação. Descreva os efeitos dos agentes vasopressores e inotrópicos, bem como o diagnóstico e tratamento da oligúria.
Fluidos e Medicamentos
Medicamentos Comuns para Cuidados Críticos
Identificar medicamentos comuns e faixas de dosagem.
Aprenda a calcular a dosagem de medicamentos e a taxa de gotejamento se uma bomba de infusão IV não estiver disponível. A dupla verificação de um cálculo com outro membro da equipe deve sempre ser considerada se houver alguma dúvida sobre o cálculo.
Discuta os principais pontos de ventilação mecânica e uso de medicamentos que os enfermeiros que não pertencem à UTI precisarão conhecer ao cuidar de pacientes gravemente enfermos.
Populações Especiais
Entenda as vulnerabilidades fisiológicas, psicológicas e sociais que tornam o atendimento a pacientes com mais de 65 anos diferente do atendimento dos pacientes mais jovens.
Reconheça as mudanças fisiológicas da gravidez e como elas podem afetar o diagnóstico e o manejo de pacientes gravemente enfermos. Antecipe os efeitos da gravidez em condições médicas novas ou subjacentes. Descreva as alterações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas durante a gravidez.
Entenda as alterações nas vias aéreas durante a gravidez normal e condições patológicas como a pré-eclâmpsia. Descreva fatores que causam dificuldades na abordagem das vias aéreas na mulher grávida. Realize intervenções para manejo das dificuldades das vias aéreas.
Criança
Revise as diferenças anatômicas e fisiológicas entre pacientes pediátricos e adultos. Entenda como reconhecer a insuficiência respiratória e a sepse e como aplicar o Pediatric Early Warning Score (PEWS) para detectar precocemente a deterioração clínica. Discuta o papel dos testes complementares na avaliação cardiopulmonar de uma criança.
Descreva a fisiopatologia e as manifestações da insuficiência respiratória aguda e os métodos para evitar lesões pulmonares induzidas pelo ventilador. Revise os modos e configurações de ventilação mecânica, ventilação com pressão positiva não invasiva e estratégias de suplementação de oxigênio.
Discuta a detecção precoce, intervenção rápida e manejo inicial do choque.
Cartões de Emergência
Esses cartões de uma página fornecem aos profissionais não intensivistas orientação rápida para uso em uma variedade de situações de emergência que podem surgir ao cuidar de pacientes. Os tópicos incluem:
- Insuficiência Respiratória Aguda no Paciente com Respiração Espontânea
- Estado Mental Alterado
- Anafilaxia
- Quedas
- Hipotensão
- Convulsões e Status Epiléptico
- Sepse
Preparação e Resposta a Desastres
Entenda o papel da UTI na preparação para desastres e revise os conceitos de preparação, liderança e comunicação em tempos de desastre.
Reconheça a necessidade de modificar a equipe e o espaço quando o número de pacientes na UTI sobrecarregar a capacidade.
Descreva as metas de triagem e os requisitos e limitações de recursos. Discuta triagem ética em tempos de desastre.
Compreender os requisitos de recursos e espaço para cuidados respiratórios em massa. Identifique as principais características da ventilação com pressão positiva e outros equipamentos respiratórios necessários para cuidados críticos em massa.
Identifique diferentes tipos de eventos biológicos e detecte ameaças o mais cedo possível. Implemente medidas eficazes de controle de infecção.
Infecção
Carga Viral
Este recurso desenvolvido pela comunidade discute a carga viral.
Artigos
The content provided is intended to provide information only. However, it is shared with the understanding that the Society of Critical Care Medicine is not engaged in the rendering of medical, legal, financial, accounting, or other professional service and THE SOCIETY OF CRITICAL CARE MEDICINE HEREBY DISCLAIMS ANY AND ALL LIABILITY TO ALL THIRD PARTIES ARISING OUT OF OR RELATED TO THIS CONTENT. The information is subject to change at any time without notice and should not be relied upon as a substitute for professional advice from an experienced, competent practitioner in the relevant field. THE SOCIETY OF CRITICAL CARE MEDICINE DOES NOT MAKE ANY GUARANTEES OR WARRANTIES CONCERNING THE INFORMATION CONTAINED HEREIN AND NO PERSON OR ENTITY IS ENTITLED TO RELY ON ANY STATEMENTS OR INFORMATION CONTAINED HEREIN. If expert assistance is required, please seek the services of an experienced, competent professional in the relevant field.