Cuidados Críticos para o Profissional Não-Intensivista

Cuidados Críticos para o Profissional Não-Intensivista

À medida que a pandemia do COVID-19 se espalha, espera-se que o número de pacientes gravemente enfermos aumente em hospitais em todo o mundo. Isso pode resultar na necessidade de que profissionais que não trabalham habitualmente nas UTI dêem assistência a pacientes gravemente enfermos. Os recursos de Cuidados Críticos da SCCM para o Profissional Não Intensivista fornecem educação on-line aos profissionais de saúde que podem se beneficiar do treinamento em cuidados intensivos. Esteja preparado com este recurso gratuito.

A tradução deste conteúdo para o português está sendo realizado pelos instrutores dos cursos FCCS da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI- Brasil), como parte da parceria desta Sociedade com a SCCM para divulgação de conhecimentos em Terapia Intensiva.

Se estiver com problemas para reproduzir módulos em um dispositivo móvel, faça o download do Articulate Mobile App disponível no iTunes ou no Google Play. Ou use um navegador da Web para computadores.

Reconhecimento e Avaliação

Reconhecimento e Avaliação do Paciente Gravemente Doente
Avalie os sinais e sintomas precoces de doenças críticas e realize a avaliação inicial e o tratamento precoce de pacientes críticos.

Avaliação da Criança Gravemente Enferma
Revise as diferenças anatômicas e fisiológicas entre pacientes pediátricos e adultos. Entenda como reconhecer a insuficiência respiratória e a sepse e como aplicar o Pediatric Early Warning Score (PEWS) para detectar precocemente a deterioração clínica. Discuta o papel dos testes complementares na avaliação cardiopulmonar de uma criança.

Manejo de Vias Aéreas e Oxigenação

Cuidados Críticos para o Enfermeiro Não-Intensivista
Discuta os principais pontos de ventilação mecânica e uso de medicamentos que os enfermeiros que não pertencem à UTI precisarão conhecer ao cuidar de pacientes gravemente enfermos.

Manejo de Vias Aéreas
Reconheça sinais de uma via aérea ameaçada e aprenda técnicas para estabelecer uma via aérea e iniciar a ventilação manual. Descreva a preparação da intubação endotraqueal e o uso adequado dos adjuvantes das vias aéreas.

Avaliação e Gerenciamento das Vias Aéreas
Descreva uma avaliação inicial das vias aéreas, diagnóstico diferencial e tratamento inicial da insuficiência respiratória. Identifique uma via aérea difícil. Aprenda sobre ventilação não invasiva, intubação endotraqueal, dispositivos acessórios das vias aéreas e vias aéreas cirúrgicas.

Diagnóstico e Manejo de Insuficiência Respiratória Aguda
Identifique formas de insuficiência respiratória aguda, juntamente com sua fisiopatologia e manifestações. Revise as estratégias de suplementação de oxigênio.

Ventilação Mecânica I
Discuta indicações e técnicas para ventilação não invasiva com pressão positiva. Entenda os modos, configurações e monitoramento de ventilação mecânica.

Ventilação Mecânica II
Descreva interações entre parâmetros ventilatórios e formas de modificar os efeitos nocivos da ventilação mecânica. Revise as diretrizes para a configuração inicial do ventilador em situações clínicas específicas.

Posição Prona

Discuta como o posicionamento em prona pode ser usado para melhorar a oxigenação em pacientes críticos que necessitam de ventilação mecânica para o tratamento da insuficiência respiratória hipoxêmica. Também estão disponíveis instruções passo a passo para o posicionamento de bruços em pacientes intubados e não intubados.


Diagnóstico e Manejo do Choque
Identifique categorias principais de choque, princípios de manejo e metas de ressuscitação. Descreva os efeitos dos agentes vasopressores e inotrópicos, bem como o diagnóstico e tratamento da oligúria.

Fluidos e Medicamentos

Fluidos e Medicamentos

Medicamentos Comuns para Cuidados Críticos
Identificar medicamentos comuns e faixas de dosagem.


Dosagem de Medicação e Cálculo da Taxa de Gotejamento

Aprenda a calcular a dosagem de medicamentos e a taxa de gotejamento se uma bomba de infusão IV não estiver disponível. A dupla verificação de um cálculo com outro membro da equipe deve sempre ser considerada se houver alguma dúvida sobre o cálculo.


Cuidados Críticos para o Enfermeiro Não-Intensivista
Discuta os principais pontos de ventilação mecânica e uso de medicamentos que os enfermeiros que não pertencem à UTI precisarão conhecer ao cuidar de pacientes gravemente enfermos.

Populações Especiais

Cuidados Críticos para Idosos
Entenda as vulnerabilidades fisiológicas, psicológicas e sociais que tornam o atendimento a pacientes com mais de 65 anos diferente do atendimento dos pacientes mais jovens.

Alterações Fisiológicas Durante a Gravidez

Reconheça as mudanças fisiológicas da gravidez e como elas podem afetar o diagnóstico e o manejo de pacientes gravemente enfermos. Antecipe os efeitos da gravidez em condições médicas novas ou subjacentes. Descreva as alterações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas durante a gravidez.


Manejo das Vias Aéreas na Paciente Gravida

Entenda as alterações nas vias aéreas durante a gravidez normal e condições patológicas como a pré-eclâmpsia. Descreva fatores que causam dificuldades na abordagem das vias aéreas na mulher grávida. Realize intervenções para manejo das dificuldades das vias aéreas.


Criança

Avaliação da Criança Gravemente Enferma
Revise as diferenças anatômicas e fisiológicas entre pacientes pediátricos e adultos. Entenda como reconhecer a insuficiência respiratória e a sepse e como aplicar o Pediatric Early Warning Score (PEWS) para detectar precocemente a deterioração clínica. Discuta o papel dos testes complementares na avaliação cardiopulmonar de uma criança.

Insuficiência Respiratória Aguda e Ventilação Mecânica
Descreva a fisiopatologia e as manifestações da insuficiência respiratória aguda e os métodos para evitar lesões pulmonares induzidas pelo ventilador. Revise os modos e configurações de ventilação mecânica, ventilação com pressão positiva não invasiva e estratégias de suplementação de oxigênio.

Avaliação Cardiovascular e Choque Pediátrico
Discuta a detecção precoce, intervenção rápida e manejo inicial do choque.

Cartões de Emergência

Esses cartões de uma página fornecem aos profissionais não intensivistas orientação rápida para uso em uma variedade de situações de emergência que podem surgir ao cuidar de pacientes. Os tópicos incluem:


Preparação e Resposta a Desastres

Microcosmo da UTI na Resposta Médica a Desastres
Entenda o papel da UTI na preparação para desastres e revise os conceitos de preparação, liderança e comunicação em tempos de desastre.

Aumentando a Capacidade de Atendimento Crítico Durante um Desastre
Reconheça a necessidade de modificar a equipe e o espaço quando o número de pacientes na UTI sobrecarregar a capacidade.

Triagem em Desastres e Alocação de Recursos Escassos
Descreva as metas de triagem e os requisitos e limitações de recursos. Discuta triagem ética em tempos de desastre.

Ventilação Mecânica Prolongada Fora das Unidades de Terapia Intensiva Tradicionais
Compreender os requisitos de recursos e espaço para cuidados respiratórios em massa. Identifique as principais características da ventilação com pressão positiva e outros equipamentos respiratórios necessários para cuidados críticos em massa.

Desastres de Risco Biológico: Surtos Naturais e Intencionais
Identifique diferentes tipos de eventos biológicos e detecte ameaças o mais cedo possível. Implemente medidas eficazes de controle de infecção.

Infecção

Carga Viral
Este recurso desenvolvido pela comunidade discute a carga viral.

Artigos

Thank you to our supporters

Thank you to those that provided an unrestricted educational grant
Pfizer | Novartis | Mallinckrodt

The content provided is intended to provide information only. However, it is shared with the understanding that the Society of Critical Care Medicine is not engaged in the rendering of medical, legal, financial, accounting, or other professional service and THE SOCIETY OF CRITICAL CARE MEDICINE HEREBY DISCLAIMS ANY AND ALL LIABILITY TO ALL THIRD PARTIES ARISING OUT OF OR RELATED TO THIS CONTENT. The information is subject to change at any time without notice and should not be relied upon as a substitute for professional advice from an experienced, competent practitioner in the relevant field. THE SOCIETY OF CRITICAL CARE MEDICINE DOES NOT MAKE ANY GUARANTEES OR WARRANTIES CONCERNING THE INFORMATION CONTAINED HEREIN AND NO PERSON OR ENTITY IS ENTITLED TO RELY ON ANY STATEMENTS OR INFORMATION CONTAINED HEREIN. If expert assistance is required, please seek the services of an experienced, competent professional in the relevant field.